Aqueles que estão acostumados a trabalhar com SAP no Processo de Subcontratação, já sabem que este cenário foi muito bem desenhado pela SAP, e que o mesmo funciona perfeitamente, atendendo os principais Requisitos Legais.
Entretanto, pode-se afirmar que este cenário foi desenhado pensando exclusivamente na Contratação de um Terceiro (no caso, o Subcontratado) para execução de Serviços de Industrialização. Trata-se de um Cenário de Localização Brasil – Módulo MM.
Quando os papéis dos Players se invertem (Contratante x Subcontratado), a situação muda de figura, pois em Localização Brasil, mais precisamente em SD, não existe um cenário semelhante ao de MM, no qual a Empresa ao invés de contratar serviços de industrialização, ela é a contratada, ou seja, pode-se dizer que se trata de um Processo de Subcontratação Invertida.
Diante desta situação, o que geralmente se faz é desenhar o Cenário de Subcontratação (para atendimento a Clientes) utilizando as ferramentas que o SAP Standard tem a oferecer.
Existem muitas possibilidades de configuração e desenho deste cenário porém, o mesmo se agrava um pouco quando as duas Empresas (Contratada e Subcontratada) pertencem a um mesmo Grupo (exemplo Holding), surgindo a necessidade de uma Subcontratar a outra. A este cenário, dá-se o nome de Subcontratação Intercompany.
O objetivo desta apresentação hoje é introduzir e apresentar o resultado de alguns anos de estudos, combinação de experiências de diversos clientes, profissionais de diversas áreas e consultores SAP que contribuíram, e muito no desenho de uma solução (a todos eles, fica aqui registrado o nosso Muito Obrigado), que se não for ideal, pelo menos atende em grande parte os Requisitos Legais e também de Controle deste complexo cenário.
Abaixo, lista dos Principais Requisitos deste Processo:
- Impossibilidade de absorver em Estoque o custo do Componente do Cliente
- Valor do Estoque do Cliente deverá ser Lançado em Conta Separada (Estoque de Terceiros) – Empresa Subcontratada
- Reversão do Lançamento Contábil acima mencionado, no momento da Devolução Simbólica
- Nota Fiscal de Serviço de Industrialização deverá contar com Texto Industrialização, ao invés de Descritivo de Material
- Emissão de Nota Fiscal Conjugada (dois CFOPs) para Industrialização e Retorno Simbólico (não obrigatório)
- Depósito Exclusivo para Materiais de Terceiros
Na apresentação e nos vídeos a seguir, é possível acompanhar a solução aplicada para cada um dos pontos acima mencionados.
Abaixo, disponível a apresentação da introdução deste Cenário:
Vídeo 01/04 – Introdução e Fluxo Geral do Processo:
Vídeo 02/04 – Início do Processo de Subcontratação na Empresa Contratante:
Vídeo 03/04 – Recebimento de Insumos na Empresa Contratada + Processo Produtivo e Faturamento / Devolução Simbólica:
Vídeo 04/04 – Finalização do Processo na Empresa Contratante:
Saiba mais em:
http://www.natsolutions.com.br/index.php/produtos/solucoes-sap/subcontratacao-intercompany
0 comentário
Você precisa fazer log in para comentar.