Várias foram as vezes em que precisei extrair um Relatório “a toque de caixa” para atender uma demanda específica, por exemplo da Área Fiscal.
Um exemplo clássico de Relatório que sempre me pedem, independentemente do local em que eu estiver, é uma listagem de todos os materiais cadastrados no Centro, relacionando Código de Material, Descrição, Código NCM, Origem do Material, Utilização do Material e Código de Produção Interna.
Este Relatório serve para a Área Fiscal validar as seguintes informações:
- Código NCM: O mesmo está correto ? Sabemos que o Código NCM implica diretamente na alíquota de IPI, portanto é imprescindível tomar um considerável cuidado com esta informação. Não são raras as vezes em que encontramos Códigos NCM incorretos nos materiais. Portanto, esta prática de averiguação / double check é simplesmente vital.
- Origem do Material: Outra informação Fiscal relevante para emissão de Nota Fiscal é a Origem do Material, principalmente agora que houve uma alteração na lei, ampliando as possibilidades de clasificação do material, a saber:
- Nacional
- Internacional
- Internacional Adquirido no Mercado Interno
- Nacional Com Componentes Importados Acima de 40%
- Nacional Produzido Com Inventivo Fiscal
- Nacional Com Componentes Importados Menor ou Igual a 40%
- Internacional Importado Diretamente Sem Similar Nacional Listado na Resolução CAMEX
- Internacional Adquirido no Mercado Interno Sem Similar Nacional Listado na Resolução CAMEX
- Utilização do Material: Este campo interfere diretamente na Determinação Automática do CFOP. O Material poderá ser utilizado como:
- Industrialização
- Consumo
- Ativo Fixo
- Revenda
- Produção Interna: Este campo também interfere diretamente na Determinação Automática do CFOP
De imediato, penso comigo mesmo: “Bem, não conheço nenhum relatório Standard SAP que apresente todas essas informações”.
Logo, é possível pensar em três soluções básicas para extrair este relatório:
- Selecionar os Dados desejados diretamente das tabelas do SAP, via SE16N, exportando as informações em Excel. Esta solução funciona, entretanto daria um pouco de trabalho, pois eu teria que repetir os mesmos procedimentos para cada tabela que se queira a informação relevante, visto que as informações solicitadas estão em pelo menos quatro tabelas diferentes (MARA, MAKT, MARC e MBEW) e , dessa forma, eu teria que montar o relatório final utilizando a Pesquisa Vertical (PROCV) pelo menos quatro vezes para fazer a junção das quatro tabelas.
- Criar um Programa ABAP para gerar o Relatório. Ao meu ver, é uma boa solução, porém definitiva. Como preciso extrair as informações urgentemente, então esta opção também está descartada, pois eu não teria o tempo hábil para criar o Programa ABAP, testá-lo e finalmente implementá-lo.
- Criar uma Query ! Aí sim, podemos utilizar uma ferramenta do próprio SAP para fazer uma rápida consulta e extrair um relatório muito rapidamente.
Sim, a Query é tudo isso, basta saber utilizá-la.
Neste post, estou incorporando um vídeo onde demonstro passo a passo como criar uma Query.
Gostaria de aproveitar e esclarecer um ponto que não ficou muito claro no vídeo:
Eu havia comentado que muitas empresas proíbem a utilização da Query por questões de Performance. Quanto a isso, não vejo problema, pois ao meu ver, o usuário final não deveria mesmo ter acesso a Query. Para o usuário final, deve-se criar uma solução definitiva, no caso um Programa ABAP que extraia o Relatório.
Ou seja, na minha visão, a Query deve sim ser liberada pelo menos para o Departamento de TI, dessa forma é possível utilizar a Query para extrações de dados urgentes na ausência de um Programa ABAP que execute tal tarefa.
OK ?
Bom, para assistir o Vídeo, basta apertar o “play”.
Obrigado e até a próxima.
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